Amhaj

Para que possais trilhar a senda luminosa é preciso responder ao Chamado. Isso significa vencerdes provas, nas quais terão confirmado o vosso elo com a verdade e com a luz. Todos os seres, um dia, penetram essa senda e alcançam a Morada Celestial. Porém, eons se passam até que o ciclo se consume. Não vos intimideis frente ao mal. Não desafieis o inimigo. Não retardeis vosso caminhar pelo clamor do passado. A poeira dos tempos será lavada do vosso ser; novas vestes trajareis, e grande será o júbilo da libertação. Porém, nessa senda pisareis sobre rosas e espinhos, e devereis aprender o mistério do Bem. É tempo de justiça. É tempo de graças. Magnífico poder, o Irmão Maior se aproxima. Silenciai vosso coração e acolhei o grande amor. Tendes a Nossa paz.

Hierarquia

Tuesday, November 15, 2011

Ego e Personalidade no Caminho Ascendente - I


Ego e personalidade são realidades distintas. O ego é um núcleo de consciência que pode chegar a ser muito forte em nível psíquico e material.

Terá mais ou menos força segundo as encarnações que viveu. Apresenta-se ao mundo como se fosse o eu, porém é superficial. O verdadeiro indivíduo, a mônada, encontra-se em um nível mais profundo.

Quando forte, o ego manipula como quer as forças da personalidade. Manipula a mente, os sentimentos até o corpo físico, e assim leva o ser a identificar-se com sua aparência. Para os inexperientes pode até confundir-se com a alma, pois também é capaz de exprimir necessidades espirituais.

É pela forma como a pessoa manifesta tais necessidades que podemos reconhecer de onde provém. Todos estamos sujeitos a manipulação do ego, até que a alma consiga absorver em si esse núcleo renitente. Orgulho, separatividade e ambição são características do ego. E, para subsistir, ele as encobre com roupagens espirituais.

O orgulho parecerá humildade, mas uma humildade que a pessoa terá necessidade de demonstrar. Como o ego sabe que se expressar orgulho não será atendido, expressa humildade com energia de orgulho. O mesmo acontece com o apego, que ele apresenta como amor. Tudo isso são estratagemas do ego para nos manter vinculado a ele.

O Ego encontra formas de prosseguir reinando, e uma delas é travestir-se das qualidades da alma. Mas ele não tem contato com a essência do ser e não se interessa de fato pelas suas qualidades, porque sabe que estão em um nível que lhe é superior.

Nesta humanidade terrestre, uma consciência não pode encarnar sem a estrutura do ego. Isso significa que a consciência encarnante estará vinculada ao carma material e a tudo o que tiver sido construído pelo ego no decorrer de sua trajetória. Para reconhecer a farsa do ego em nós, temos de estar decididos a transcendê-lo, a não viver de modo individualista.

Se deixarmos de reagir às situações e aos acontecimentos, já não permaneceremos polarizados no ego. Mas, por mais que aspiremos a nos liberar dele, teremos sempre cuidado a tomar para não cair em suas artimanhas.

Por Trigueirinho




Site Comunidade de Figueira: http://www.comunidadefigueira.org.br/

No comments:

Post a Comment

Postagens populares