Nível Astral ou Emocional
Sexto Nível do universo físico cósmico. Nele circulam desejos, sentimentos e demais reações emotivas. Fluido e mutável, qualifica-se pelo elemento água e por alguns aspectos do Sexto Raio. Esse nível, que tem vida mais ativa e forma mais plástica que o físico concreto, é tido como ilusório, pois o desejo é nele instrumento de criação. Muitos desencarnados permanecem longo período no plano astral, realizando anseios cultivados durante a existência sobre a Terra. Sonhos, visões e experiências subjetivas, cenários semelhantes aos do mundo externo, sentimentos, tramas, imagens e cores criam-se no nível astral ou nele se projetam.

Ao se considerar o mundo de desejos da humanidade, bem como o que os atuais meios de comunicação estimulam, pode-se perceber o caos que se instalou no nível astral terrestre. Esse nível é para ser transcendido pelos que buscam a evolução superior. Nesta época, passa por grandes transformações; além de estar sendo purificado e sutilizado, prepara-se para fundir-se no nível mental.
Corpo Astral
Instrumento de contato dos seres com o nível de mesmo nome.Dele emanam os sentimentos, desejos, paixões e aspirações, cuja vibração, mais ou menos elevada, depende do grau evolutivo da consciência que o habita.Encontra-se desarmonizado na maioria dos casos, e por isso precisa ser purificado e alinhado com a luz de núcleos mais profundos. Está no reino humano, no reino animal, e apenas embrionariamente em certos espécimes vegetais.
No desenvolvimento da humanidade, era previsto para o período atlante a formação de um corpo, composto pelo astral e pelo mental concreto (kama-manas, como é denominado esotericamente) , que funcionasse como unidade. Isso não foi possível devido à atuação de forças antagônicas assumidas pelo homem. O corpo astral constituiu-se então à parte do mental (que viria desenvolver-se na etapa sucessiva); do mesmo modo, na Terra, o plano astral formou-se separado do mental, e não se criou o plano kamas-manásico, no qual o princípio da menta e o do sentimento estariam fundidos. Essa fusão está agora começando a ocorrer. Em fases anteriores, em que se divulgavam informações sobre realidades sutis, à palavra astral foi atribuída conotação ampla, sendo aplicada para designar generalizadamente os níveis suprafísicos deste universo.
Extraído do Livro Glossário Esotérico de Trigueirinho
Download do livro Glossário Esotérico: http://www.4shared.com/document/Wvfbno3H/Glossario_esoterico.html
Site Oficial de Trigueirinho: http://www.trigueirinho.org.br/web/php/index_novo.php
No comments:
Post a Comment