SENHOR DO MUNDO — Prolongamento do Logos Planetário da Terra no universo físico cósmico. Segundo a tradição esotérica, surgiu no mundo manifestado no período da Segunda Raça, quando uma consciência proveniente de Vênus assumiu tal função, do que adveio grande estímulo evolutivo para a Terra.
No passado, o Senhor do Mundo foi conhecido como Senhor dos Dias, Melquisedec, Sanat Kumara e por outros epíletos, todos eles mântricos. em A Doutrina Secreta (Vol. II, Ed. Pensamento), H.P. Blavatsky relaciona essa consciência ao Eterno, ao Ain-soph dos cabalistas, a Kronus, O Velho Tempo dos gregos, a Brahmâ dos hindus, em sua forma trina e uma. Essa consciência excelsa é canal para a irradiação da energia que propicia o cumprimento do propósito logóico em âmbito planetário; é o representante da vontade do Logos para a humanidade.
Polariza-se no centro regente do planeta: no ciclo passado atuou por intermédio de Shamballa; nesta época o faz por Miz Tli Tlan (vide Centro Regente do Planeta, Miz Tli Tlan e Shamballa). Atualmente é denominado Amuna Khur.
INSTRUTOR DO MUNDO — Núcleo que canaliza para toda a vida na Terra a energia essencial da Hierarquia planetária: o Segundo Raio Cósmico. É também conhecido como Bodhisattva e Cristo, entre outras denominações. Por sua irradiação energética, todos os reinos da Natureza são impulsionados na trajetória evolutiva.
A instrução, no sentido esotérico do termo, é inerente à sua existência. Alenta os grupos internos e interliga a consciência terrestre à solar. Não é um ser apenas, mas grau hierárquico, tarefa que no decorrer dos ciclos de evolução do planeta pode ser desempenhada por diferentes consciências.
Extraído do Glossário Esotérico de Trigueirinho
Download do livro Glossário Esotérico: http://www.4shared.com/document/uClEzai4/1994-Glossrio_Esotrico.html?
No comments:
Post a Comment