Amhaj

Para que possais trilhar a senda luminosa é preciso responder ao Chamado. Isso significa vencerdes provas, nas quais terão confirmado o vosso elo com a verdade e com a luz. Todos os seres, um dia, penetram essa senda e alcançam a Morada Celestial. Porém, eons se passam até que o ciclo se consume. Não vos intimideis frente ao mal. Não desafieis o inimigo. Não retardeis vosso caminhar pelo clamor do passado. A poeira dos tempos será lavada do vosso ser; novas vestes trajareis, e grande será o júbilo da libertação. Porém, nessa senda pisareis sobre rosas e espinhos, e devereis aprender o mistério do Bem. É tempo de justiça. É tempo de graças. Magnífico poder, o Irmão Maior se aproxima. Silenciai vosso coração e acolhei o grande amor. Tendes a Nossa paz.

Hierarquia

Wednesday, December 21, 2011

Reino Humano, Reinos Infra-Humanos e Supra-Humanos



O reino humano corresponde ao consciente do planeta; os reinos infra-humanos (o animal, o vegetal e o mineral), ao seu subconsciente, os supra-humanos (o espiritual, o monádico e o divino), ao seu supraconsciente. O reino elemental provê a substância para os demais se exteriorizarem em diferentes níveis de consciência enquanto o dévico fornece os meios. Em sua trajetória no universo manifestado, a mônada percorre vários reinos, sucessivamente, que são para ela ‘’escolas’’ e campo de serviço. Finalizados o ciclo de aprendizado e as experiências em um reino, transmigra para outro, segundo sua linha evolutiva.

Parte da trajetória da essência monádica, conforme as leis evolutivas deste sistema solar

Projeção da essência monádica em universos materiais

                               *                                                       
Reino divino e estados superiores
                               *                                                                   *
                               *                                                       
Reino monádico
                               *                                                                   *
                               *                                                       
Reino espiritual
                               *                                                                   *
                               *                                                       
Reino humano    *                        *    Reino dévico
                               *                                                                   *              
       (pássaros)      *                *
                               *                                                       
Reino animal                                                   *
                               *                                                                   *                                                                           *
                               *                                                        
Reino vegetal                                                    *
                               *                                                                                                                                               *

                  Reino elemental  ******************Reino mineral                                                 *
                         ou    *******************************************************************************************************
        

(Para visualizar melhor este esquema faça download do Glossário Esotérico de Trigueiirnho no final da postagem)

A princípio, no reino elemental e no mineral a essência monádica é ‘’indiferenciada’’, mas em certo patamar, no reino vegetal começa a tornar-se ‘’consciência individual’’. Toda consciência, em dado momento da sua trajetória evolutiva e em algum lugar do cosmos, passa pela evolução humana. Por isso se diz que desde os deuses até o menor dos devas foram ou serão parte do reino humano, etapa de transição entre a natureza e a Suprenatureza. Para algumas classes de devas, ingressar no reino dos pássaros pode pode ser a etapa anterior à de experiência no reino humano. Por corresponder ao nível consciente do planeta, a humanidade deve colaborar no cumprimento das etapas evolutivas dos reinos infra-humanos e também na abertura da existência planetária ao supraconsciente. A transformação global pela qual a Terra está passando tem como uma de suas metas a implantação da energia do Quinto Reino (a energia espiritual) nos níveis materiais, ao mesmo tempo que, nos níveis elevados , permite a realização da energia do Sexto Reino (a energia divina), que entra em atividade em muitos centros internos onde a mais sublime vibração atingida até então tinha sido a espiritual. O reino humano é o elo entre a vida espiritual e a material. Entretanto, tal atribuição não foi assumida pela presente humanidade terrestre, que se atrasou em seus passos , com conseqüências negativas para os reinos infra-humanos, sobretudo o animal, ao qual deveria dar o impulso para evoluir. No ciclo futuro, no entanto, poderá vir a desempenhar esse seu papel.

Há inter-relações precisas entre os centros planetários, os reinos e os níveis de consciência. Isso não significa que um centro só influa em determinado reino e apenas em determinado nível, mas que durante um ciclo estimula aquele reino de modo especial em sua evolução no nível correlato. Considerando-se a atual situação da Terra, nota-se a seguinte configuração.

Nível de consciência                    Centro planetário                 Reino

1° - divino                                         Miz Tli Tlan                           divino

2° - monádico                                  Mirna Jad                            monádico

3° - espiritual                                   Erks                                        espiritual

4° - intuitivo                                     Lis-Fátima                            humano

5° - mental-astral                            Anu Tea                               animal

6° - etérico-astral                            Aurora                                   vegetal

7° - etérico-físico Iberah mineral

A humanidade é conduzida principalmente por Erks, centro encarregado de irradiar a energia espiritual; porém,em níveis supraconscientes, ela recebe emanações dos outros centros para atuar da maneira mais completa possível como instrumento de serviço. Fato análogo ocorre com os demais reinos. Nesta época, vários níveis de consciência, e consequentemente os reinos, estão sendo reestruturados – o que faz parte de um juízo. Ao se transformarem segundo os padrões emitidos pelo Logos regente, níveis de consciência e reinos passam a desenvolver-se em sincronismo.

Nível de consciência                      Reino                   Energia característica

1° - divino                                          divino                    vontade em sutilização

2° - monádico                                monádico             magnetismo transcedente

3° - espiritual                                  espiritual                   luz de compreensão

4° - causal-intuitivo                      humano               harmonia, planificação ou ciência,
                                                                                                                       devoção, ordem e organização

5° - mental-astral                            animal                         luz de construção

6° - etérico-astral                             vegetal                    magnetismo interligante

7° - etérico-físico                             mineral                       vontade em coesão

Num planeta, um reino pode ser enriquecido com vidas provenientes de outros pontos do cosmos. As abelhas, por exemplo, expressam um estado de consciência venusiano que veio implantar determinada energia na Terra. Uma onde de vida que se exterioriza como reino em um cilo de expressão logóico é formada de consciências reunidas por similaridade vibratória. A forma que essas consciências tomam e o ambiente que as acolhe dependem da necessidade evolutiva de seu conjunto e fornecem as melhores condições para elas se aproximarem do padrão concebido pelo Logos regente daquele ciclo. No que concerne à sua exteriorização na Terra, o reino mineral recebe, de modo peculiar, a energia do Primeiro Raio irradiada do setor da Hierarquia planetária regido pelo Manu; o reino vegetal, a do Segundo Raio, irradiada do setor regido pelo Instrutor do Mundo, e o reino animal, a do Terceiro Raio, irradiada do setor regido pelo Senhor da Civilização. Ao reino humano chegam correntes de energias que unificam esses Raios e estimulam a expressão do quarto, do Quinto, do Sexto e do Sétimo. O reino dévico manifesta neutralidade; portanto, pode veicular qualquer dos Raios.O trabalho da humanidade futura com os reinos infra-humanos será conduzido por Iniciados com acesso aos arquivos etéricos onde estão gravadas as indicações sobre os passos a serem dados. Em contato com os Conselhos encarregados da evolução de cada um desses reinos, esses Iniciados realizarão com os devas a tarefa de formar nos níveis sutis uma base energética, permitindo assim o envio dos estímulos que as espécies necessitam para executar de maneira mais perfeita o Plano Evolutivo sobre a Terra.

O grau de evolução da consciência nos reinos revela-se pela exteriorização da sua luz interior. No reino mineral, essa exteriorização origina pedras e metais preciosos e cristais; a essência solar faz-se presente sobretudo no ouro, enquanto outros metais canalizam a energia de planetas. Todos os seres têm a capacidade de absorver a energia do Sol, principalmente no nível etérico, porém, nenhum dos reinos em grau tão elevado quanto o vegetal. As plantas crescem em direção à luz, captam-na, emitem-na como cores e, do mesmo modo que a luz, doam-se. Há uma relação oculta entre as Iniciações ativadas por uma fonte externa ao iniciando (uma ‘’fonte de luz Maior’’), processo este incorporado à ascensão do homem durante a Raça atlante, e essa capacidade dos vegetais, fruto do aperfeiçoamento da sua sensibilidade. No reino animal, a luz exteriorizou-se em menor proporção. Contudo, entre os seus integrantes, os pássaros foram os que mais a exprimiram, e isso estreitou seus vínculos com os devas. O elemento luz caracteriza o nível monádico, segundo subnível do nível físico cósmico. Ao estimular a liberação da luz no mundo formal, a Hierarquia estimula a essência monádica ao retorno à Origem, enriquecida pelas qualidades adquiridas em cada reino que percorreu. Na nova Terra, a humanidade estará mais próxima da luz, emanada da alma ou da mônada;o próprio planeta estará mais próximo, simbolicamente falando, da vida solar e do centro do Sol. Assim, por ter despertado e permitido a expansão da sua luz, o homem será instrumento da Hierarquia. Ao ser irradiada, essa luz fará emergir, nos irmãos menores, a que lhes dá alento. Uma ativação mais completa do sistema de Espelhos na superfície da Terra, que já teve início, possibilitará maior intercâmbio energético entre os reinos.

Extraído do Glossário Esotérico de Trigueiirnho
p.404-407

No comments:

Post a Comment

Postagens populares