Indivíduo que, por meio de expansões de consciência internas, toma conhecimento das leis superiores da existência e consegue expressá-las na vida externa. As Iniciações são vividas de acordo com o ritmo de conjunturas grupais e cósmicas e também com o do próprio indivíduo. Na época atual, realizam-se sob o impulso evolutivo irradiado do centro intraterreno Erks. O aspirante à iniciação é preparado nos planos subjetivos e desenvolve-se de tal forma que sua consciência penetra o mundo supra-físico, vai adquirindo a correta percepção do Plano Evolutivo e sintetizando diferentes energias de Raio.Todo o processo começa quando o indivíduo se volta para a vida interior e para o bem universal; a partir daí qualquer avanço é sempre mais significativo que os retrocessos. Depois de várias Iniciações, ele chega ao grau de Hierarquia. A opção por seguir o caminho iniciático é íntima, firmada entre o indivíduo e o cosmos. Porém, tendo sido feita, deve refletir-se no mundo externo.
Etapa
Discípulo Aceito e iniciado de primeiro grau
Iniciado de segundo grau
Iniciado de terceiro grau
Iniciado de quarto grau
Iniciado de quinto grau
Grau almejado
Primeira ou Segunda Iniciação
Terceira Iniciação
Quarta Iniciação
Quinta Iniciação
Sexta Iniciação
Raio predominante
O da personalidade integrada que vai sendo permeado gradativamente pelo da alma
O da alma já predomina em vários setores da vida do ser, mas ainda não tem completa ascendência sobre o ego
O da alma, que já adquiriu completo controle sobre a manifestação do ser, e o da mônada, que começa a emergir, prenunciando fases futuras
O da mônada por intermédio do corpo de luz
O da mônada
Coligação básica com os centros planetários
Erks, Anu Tea e, em certos casos, Lis
Erks, Mirna Jad e, em certos casos, Lis
Erks, Miz Tli Tlan, Aurora e Iberah
Miz Tli Tlan, Mirna Jad e Iberah
Miz Tli Tlan e Iberah
(Para visualizar melhor este esquema faça download do Glossário Esotérico no final da postagem).
Na Sexta Iniciação, a síntese é a nota expressa pelo indivíduo, que pode então manifestar os Raios mais adequados para a parcela do propósito evolutivo que lhe cabe cumprir.Essas correlações dizem respeito À atual transição da Terra. A coligação com os centros planetários a cada fase refere-se à conjuntura energética específica para a consumação da Iniciação almejada. Porém, segundo a tarefa em andamento ou o grupo interno ao qual o indivíduo pertença, outras coligações convivem com estas e complementam-nas. Quanto menos ele mitificar esse assunto e quanto mais fielmente assumir a própria meta interior, maiores serão os impulsos iniciáticos dados à toda a humanidade.
Extraído do Glossário Esotérico de Trigueirinho
P.214-215
No comments:
Post a Comment