Amhaj

Para que possais trilhar a senda luminosa é preciso responder ao Chamado. Isso significa vencerdes provas, nas quais terão confirmado o vosso elo com a verdade e com a luz. Todos os seres, um dia, penetram essa senda e alcançam a Morada Celestial. Porém, eons se passam até que o ciclo se consume. Não vos intimideis frente ao mal. Não desafieis o inimigo. Não retardeis vosso caminhar pelo clamor do passado. A poeira dos tempos será lavada do vosso ser; novas vestes trajareis, e grande será o júbilo da libertação. Porém, nessa senda pisareis sobre rosas e espinhos, e devereis aprender o mistério do Bem. É tempo de justiça. É tempo de graças. Magnífico poder, o Irmão Maior se aproxima. Silenciai vosso coração e acolhei o grande amor. Tendes a Nossa paz.

Hierarquia

Friday, February 24, 2012

Energia Sexual, Androginia e Polaridades

ENERGIA SEXUAL – Energia que se exprime pela interação de seus pólos, o positivo e o negativo. O impulso cósmico que permeia a Terra hoje e as transformações que se operam nos níveis subjetivos da humanidade tendem a conduzir o ser humano ao equilíbrio desses pólos em si próprio. Osso tem como conseqüência a elevação da energia sexual à condição de energia criativa transcendente e transfere-a da região subdiafragmática para a cardiáca e/ou mental. Essa elevação traz mudanças significativas, pois de modo geral o ser humano é educado e habituado durante encarnações sucessivas a lidar com o universo que o cerca tendo em vista a dicotomia entre os aspectos masculino e feminino. Todavia, nos padrões arquetípicos que regem a evolução do ser humano não prevalecem aspectos masculinos ou femininos, nem eles se antagonizam, mas se sintetizam de maneira harmoniosa. Esse despertar pode encontrar reações em áreas da consciência em que parâmetros polares estejam arraigados. Também pode ocorrer de as forças sexuais preponderarem sobre o novo estado. Isso porque as forças do ego – nas quais as sexuais estão incluídas - interagem apenas com o conhecido e temem o inédito. No entanto, com a persistência em dirigir-se à meta superior da vida e a compreensão do verdadeiro papel da energia sexual, essas dificuldades são expontaneamente superadas, desde que o indivíduo não se envolva emocional e mentalmente com elas. Para tanto desapego e imparcialidade são fundamentais . A equanimidade não o conduz a nenhuma espécie de impotência, mas ao controle de suas energias criativas e à maior capacidade de canalizá-las de modo compatível com propósitos evolutivos e superiores. Leve-se em conta que o massacre de animais e a promiscuídade sexual presentes na superfície da Terra se acentuaram nas últimas décadas; ativam no nível etérico e nas camadas mais densas do nível astral elementais rudimentares, além de gerar formas astrais que agem negativamente sobre a vida psíquica do planeta. O modo de lidar com a energia sexual depende do grau evolutivo de cada um. Não há duas pessoas iguais, portanto não há fórmulas prontas para isso. Paul Brunton cita basicamente quatro patamares, levando em conta que entre eles há toda uma gama de posicionamentos.

Homem comum                             Aspirante inicial                       Aspirante avançado                 Indivíduo realizado
Não está particularmente           Usa uma disciplina                     Busca atingir o mais                  Tem total controle da
interessado em mais que            sexual moderada.                       alto padrão possível                  energia sexual.
uma boa vida. Permanece                                                                   de autocontrole.
nas aspirações convencionais.    Tem ritmo em suas                    
                                                          práticas sexuais.                           É capaz de abstinência           Não tem mais desejos
Não procura orientações no                                                                total quando não ligado         nem paixões.
campo do sexo, a não ser para    Impõe-se limites                           a alguém.
ter mais prazer, bem-estar e        nesse campo.                                                                                   Pocria quando necessá
certa segurança.                                                                                    Procria se necessário                 rio a título de serviço:        
                                                           Quanto ao uso                             e o faz de modo qualitativo        prover corpos para
                                                         da  energia, aceita ou                   e não quantitativo.                      Almas evoluídas.
                                                        não orientação de alguém          
                                                         mais experiente.                            Neste caso, cabe eventu           Nenhum conselho e
                                                                                                                   almente orientação por            nenhuma orientação
                                                                                                                   parte de alguém mais                externa é cabível ao
                                                                                                                   experiente.                                   Indivíduo deste
                                                                                                                                                                            nível.                                                                                                            



As forças instintivas e sexuais, quando não compreendidas e coordenadas, podem paralisar o ser humano, impedindo-o de realizar ações claras em prol do cumprimento da sua meta espiritual. A condescendência com tais forças não apenas o ilude, mas também enfraquece e turva-lhe a consciência. Vários dos instrutores que trouxeram à superfície da Terra impulsos supra-humanos revelaram que na base do poderio do caos está o uso incorreto das forças sexuais. Uma das Iniciações pelas quais os discípulos passavam nos Centros de Mistérios da Grécia Antiga mostrava-lhes a natureza da alma e sua queda por ceder ao fascínio do sexo. Os efeitos dessa queda não foram ainda transcendidos porque os seres humanos continuam enfocando mais a dualidade que a unidade; enquanto buscam prazer nas sensações, colocam um véu sobre o que os poderia conduzir a estados elevados e ao conhecimento de aspectos superiores das forças que permitem a existência nos mundos materiais. Quanto ao relacionamento físico-sexual entre indivíduos do mesmo sexo, prática que teve origem em tempos pretéritos, na Raça Lemuriana, é oposto ao mecanismo pelo qual a eletricidade universal se manifesta.

Na vida diária, os aspirantes passam por provas que têm a função de ajudá-los a superar os aspectos instintivos da sua natureza e a neutralizar as influências do ambiente e das forças involutivas sobre si. Há três grandes obstáculos a essa realização: 1° - a mente ocupada com sexo; 2° -a preocupação em satisfazer desejos; 3° - a incapacidade de resistir à atração exercida pelo pólo oposto. Note-se que os padrões comuns da atual civilização reforçam esses obstáculos.

Interações entre pólos apostos estão presentes em todos os setores da Natureza e dizem respeito ao relacionamento de fogos; entretanto, não incluem necessariamente contato direto entre partículas ou corpos e podem simplesmente significar alinhamento das ondas energéticas desses pólos. Ao circunscrever essas interações a um âmbito psicológico, o ser humano fortaleceu as raízes do ego, da separatividade e, sobretudo, da busca de satisfação dos desejos – fatores que causam guerras e conflitos. O ciclo passado da Terra foi regido pela polaridade masculina da energia e o sistema de chacras era então vigente no ser humano e no planeta. Quando num relacionamento entre pólos opostos havia amor puro, as emanações do chacra cardiáco o permeavam. O relacionamento podia então ser transformado, reduzindo-se a necessidade de contato físico, até que fosse substituído pela interação em níveis internos. Todavia, essa transformação levava às vezes várias encarnações para se completar. Em seres de maior evolução, a energia criativa concentrava-se nos chacras superiores: o do alto da cabeça, o laríngeo e o cardiáco. Por intermédio de indivíduos que tivessem esses centros despertados, tornava-se possível a participação de energias espirituais no processo procriativo,processo então liberto do desejo e da paixão, pois era alçado ao estado de puro serviço: a construção de corpos materiais para uma alma que realmente devesse encarnar. Contudo, na humanidade em geral os chacras superiores não estavam ativos, e o indivíduo, ao deixar-se conduzir por impulsos de vibração densa, ia perdendo a vitalidade sutil e permanecia mais sujeito à força da gravidade. Essa redução gradual do potencial interno refletia-se em seus pensamentos, desejos e ações, que adquiriram características grosseiras. Além disso, trazia-lhe desequilíbrios físicos e psicológicos. A alma buscava elevar o eu consciente, retirando-o da circunstâncias que o ligavam ainda mais a Terra. Por isso, aos que assumiam o caminho direto para o espírito era indicada vida regrada e,muitas vezes, a abstinência sexual como parte do empenho de usar corretamente a energia. Entre indivíduos mais conscientes, não havia nessa proposta intenção de reprimir tendências sexuais, mas de elevá-las. O empenho deles constituía uma abertura para a sublimação e transmutação da energia, que assim poderia dirigir-se mais facilmente aos centros superiores, permitindo-lhes viver em consonância com o Plano Evolutivo e sem criar carma com forças materiais . Hoje está sendo despertado no homem o consciente direito, que se expressa por novos centros e não mais pelos chacras. Além disso, nos níveis suprafísicos dos seres resgatáveis o código genético DNA está sendo substituído pelo GNA, de origem imaterial. Dessa mudança surgirá, na humanidade futura, novo mecanismo de reprodução da espécie, não fundamentado no contato físico e na gestação intra-uterina. Os corpos no ser humano serão mais sutis que os atuais e lhe facultarão desenvolvimentos até então impossíveis na superfície do planeta

O domínio sadio do desejo com vistas e conduzi-lo a um nível elevado é etapa preparatória para um trabalho mais profundo, que inclui a fusão dos pólos no próprio indivíduo e a conseqüente descoberta da consciência supramental.

ANDROGINIA – Estado de consciência em que as polaridades da energia estão unificadas e se exprimem com harmonia e perfeito equilíbrio. A energia única, neutra em essência, desdobra-se em dois pólos no universo manifestado. Fato análogo dá-se no ser. A mônada não é masculina nem feminina, mas, ao projetar-se nos níveis inframonádicos, pode exprimir uma polaridade específica ou atuar de modo neutro. No princípio da existência material do ser, as polaridades apresentam-se nele bem delineadas; à medida que evolui, ele vai desenvolvendo qualidades e atributos de ambos os pólos, o masculino e o feminino, até conseguir sintetizá-la e expressá-los equilibradamente. Esse é o caminho da androginia, processo incluído na senda da evolução; todos deverão trilhá-lo,pois a síntese desses opostos leva à fusão da matéria no espírito, o que possibilita revelar no mundo das formas as vibrações da vida divina.

A androginia nada tem a ver com promiscídade ou com homossexualismo. A energia é dita masculina quando atua de forma ativa, dinâmica, exteriorizada; é dita feminina quando atua de forma receptiva, passiva, interiorizada. No ser andrógino as polaridades encontram-se sintetizadas, em estado de neutralidade e equilíbrio; é essa neutralidade – e não a soma das polaridades - que prevalece nele. A androginia difere, pois, do hermafroditismo, que exprime as duas polaridades ao mesmo tempo. Todos os que trilham a senda evolutiva são conduzidos ao estado andrógino e, de maneira direta ou indireta, serão levados a transcender dicotomias e instintos sexuais.

A partir do momento em que o ser desperta para a vida superior, o equilíbrio das polaridades vai-lhe sendo estimulado pelo mundo interno. Isso não diz respeito apenas à pacificação e transmutação de energias sexuais; está ligado a fatos profundos e de importância capital para a sua colaboração efetiva no Plano Evolutivo. A transcendência do envolvimento com os fogos da matéria é que faculta ao indivíduo manifestar obras genuinamente espirituais. No decorrer da sublimação das energias no ser, da lapidação e da purificação dos seus corpos e da própria matéria que os compõe, aspectos densos são pouco a pouco removidos para ceder lugar as vibrações sutis, base da androginia. O processo de fusão de polaridades é acelerado pela implantação do novo código genético, o GNA, pois a essência desse código provém de regiões do cosmos onde a vida se expressa de modo incorpóreo, onde a androginia está realizada em grau muito maior que o possível na atual etapa da superfície da Terra. Essa implantação dá-se a partir dos níveis sutis e não por métodos da ciência atual. Jesus disse que no final dos tempos não haveria nem homens nem mulheres, e todos seriam como os anjos do céu. O homem desses tempos futuros, desde já, cresce silenciosamente sob a sutil estimulação dos mundos e das energias espirituais. Quando o momento chegar, a semente da androginia, síntese para a qual todos os universos caminham, estará pronta para brotar no ser humano, onde terá solo fecundo.

POLARIDADES Em muitos textos da literatura esotérica os pólos complementares da Energia Única têm sido chamados de polaridades. São denominadas positiva e negativa, ou masculina e feminina. No que concerne à humanidade, há três etapas na expressão das polaridades: 1ª – As polaridades apresentam-se bem diferenciadas. O aspecto masculino e o feminino e a força de atração e a de repulsão são evidentes. A consciência está enfocada nos níveis da matéria. 2ª –As polaridades equilibram-se atuam de modo coeso. Há harmonia e equanimidade. Obras no plano material podem seguir impulsos superiores. Ocorre unificação, mas não a síntese última; apresentam-se ainda aspectos receptivos (ou femininos) e ativos (ou masculinos). A consciência desperta nos níveis abstratos. 3ª 0 Emerge a neutralidade, vibração de níveis supramonádicos, onde se fundamenta todo trabalho evolutivo. É estado mais profundo que o obtido da síntese de polaridades, e dele o impulso-vida pode partir revestido da polaridade necessária à evolução universal. O impulso-vida transcende as divisões que sofre ao penetrar os mundos materiais, não importa quais sejam elas. Por estar enraizado na pura essência da energia, é isento de polaridades e manifesta a unicidade.

Níveis de consciência plano físico     Polaridades e fogos
 cósmico e corpos do ser humano  
 

1ª subnível (Divino)                              Característica:                              A expressão plena da neutralidade
   Regente monádico                        síntese e neutralidade                    é atributo do regente. A mônada,   
*********************                                                                                    apesar de receber também intensa                                                                                                                    

2ª subnível (Monádico)                                                                               influência do fogo cósmico, ainda
          Mônada                                        Fogo: Cósmico                             guarda polaridades. Em essência está
                                                                                                                         em equilíbrio, porém seus pólos não **********************                                                                               estão totalmente sintetizados.


3ª subnível (Espiritual)                        Característica:                               O equilíbrio é qualidade imanente                     
      Corpo de Luz                              equilíbrio de polaridades                  ao corpo de luz, veículo do ser existente
                                                                                                                         e, níveis em que o fogo elétrico se exprime
4ª subnível (Intuitivo)                                                                                  de modo potente. Quanto à alma, envolve-se
          Alma                                           Fogo: Elétrico                                  com forças polares ainda não equilibradas.
*******************

5ª subnível (Mental)                           Característica:                                 O ego e os corpos materiais do ser humano                 
    Corpo Mental                                      dualidade                                      constituem os principais centros de atua-
                                                            polaridades ativas                              ção de forças polares na vida concreta do
********************                                                                                     planeta. Essa conjuntura permanece até
                                                              Fogo: fricativo                                   fogos mais potentes, imbuídos no equilíbrio
                                                                                                                           e na síntese, entendiam sua influência aos
6ª subnível (Astral)                                                                                         níveis densos da existência.
     Corpo Astral
********************                  etérico-físico, astral, mental
7ª subnível                                        (faixa de atuação do ego)
(Etérico-físico)
Corpo etérico-físico

(Para melhor visualização do esquema acima faça download do glossário esotérico de Trigueirinho)

Extraído do Glossário Esotérico de Trigueiirnho

p. 133-136, 16-17, 352-354

Download Glossário Esotérico:  http://www.4shared.com/office/uClEzai4/1994-Glossrio_Esotrico.html? 







No comments:

Post a Comment

Postagens populares