Amhaj

Para que possais trilhar a senda luminosa é preciso responder ao Chamado. Isso significa vencerdes provas, nas quais terão confirmado o vosso elo com a verdade e com a luz. Todos os seres, um dia, penetram essa senda e alcançam a Morada Celestial. Porém, eons se passam até que o ciclo se consume. Não vos intimideis frente ao mal. Não desafieis o inimigo. Não retardeis vosso caminhar pelo clamor do passado. A poeira dos tempos será lavada do vosso ser; novas vestes trajareis, e grande será o júbilo da libertação. Porém, nessa senda pisareis sobre rosas e espinhos, e devereis aprender o mistério do Bem. É tempo de justiça. É tempo de graças. Magnífico poder, o Irmão Maior se aproxima. Silenciai vosso coração e acolhei o grande amor. Tendes a Nossa paz.

Hierarquia

Friday, March 9, 2012

Estabilização e Canalização

Carta do autor a um amigo, poeta, a propósito das diferenças entre canalização e estabilização.

‘’Este termo, estabilização, surgiu da necessidade crescente de distinguir ‘’canalização – uma captação, teoricamente rigorosa , de uma mensagem telepática da Hierarquia de uma tradução relativa de mensagens telepáticas da Hierarquia.

Uma estabilização é caracterizada por uma tradução do impulso telepático em palavras e formas que são da inteira responsabilidade do ser encarnado, ainda que o conteúdo essencial seja vertido sobre o cérebro etérico ou sob a forma de pacotes de informação-luz sobre o centro Frontal – (Ajna) pelas Irmandades Planetária ou Cósmica.

Uma canalização autêntica é um ditado de um Irmão Maior e pode ser praticamente ouvido – geralmente no pavilhão auditivo etérico do lado direito – pelo receptor. Existe tal rigor na formulação semântica que se pode falar em clariaudiência. Geralmente as canalizações dispensam aspectos criativos, interpretativos ou as idiossicrasias do receptor. Na canalização predomina uma audição oculta de alta qualidade que depende da purificação integral do ser, especificamente do 4.° sub plano do plano etérico, o éter refletor, que atinge directamente os sentidos subtis.

A vantagem da canalização está no facto de que a forma e a energia são praticamente idênticas. A forma é muito fiel à energia Equivale talvez a uma fotografia de alta definição.

A canalização, considerada num sentido puro e perfeito, é um processo muito ‘’alto’’ em precisão e por isso extremamente raro, estando ao nível daquilo que em termos ortodoxos se entende por REVELAÇÃO. A canalização ‘’pura’’ é muito exacta, mas oblitera, e é bom que o faça, a criatividade e a concepção do receptor.

O problema com as chamadas ‘’canalizações’’ é que geralmente são estabilizações grosseiras, nas quais a mente subliminar das pessoas, as suas ansiedades e concepções e os seus egos espirituais emergem continuamente.

Uma estabilização refinada é um processo de co-criação mais complexo, no qual não existe audição etérica, portanto sujeito a uma margem de reinterpretação da parte do receptor.

O receptor estabiliza em palavras, sons ou imagens suas o impulso da informação-luz gerado pelo Emissor. As palavras surgem por um processo magnético entre a Presença que emite o impulso sobre o plano causal ou sobre o nível etérico do cérebro e a memória vocabular do receptor. Equivale talvez a uma aguarela impressionista.

Nesse sentido podemos dar como exemplo de Canalização obras como D através de Alice Bailey, The Ra Material, Seth Speaks, A Course In Miracles, O Livro de Urantia, A Formação de Curadores ou Encontro Cómico de Trigueirinho, a Série Agni Yoga de Helena Roerich, Mozart, Beethoven ou a geometria sagrada de Pitágoras. São formulações muito exactas, suprapessoais.

Exemplos de Estabilização seriam o conteúdo do Antigo Testamento, a pintura de Piet Mondrian, Nicholas Roerich, as imagens de Bárbara Elias, a Teoria da Relatividade, a Mensagem de Fernando Pessoa, a obra de Arvo Part.

No poema Savitri, de Sri Aurobindo, podemos claramente distinguir uma suprema estabilização, pois todos os recursos criativos do autor estão presentes, combinados com uma vasta descida de força inspiradora e contacto efectivo com oceanos de fogo. Fonte impessoal e criatividade pessoal encontram-se em harmonia.

Talvez seja isso: o foco da canalização é o rigor, o foco de uma estabilização seria a criatividade.

E talvez seja esse o papel da poesia por oposição aos livros ditos ‘’exactos’’.

Tanto quanto posso perceber existem muitos outros exemplos intermédios em que a canalização e estabilização se combinam de forma muito bela. As Transmissões da Estrela Semente de Ken Carey, Mirna Jade de Trigueirinho, ‘’O Aprendiz Secreto’’ de António Ramos Rosa, René Guénon, as ‘’Chavez de Enoch’’ de JJ Hurtak, as ‘’Reflexões’’ de Pedro Elias.

Os artistas lidam diariamente com este problema. Eles distinguem entre obra conseguida e iluminada –Estabilização – e uma expressão de Arte Pura, revelada – Canalização.

Neste último caso o escritor, músico ou pintor é o primeiro a assumir que a obra transcende o seu criador. Que uma ‘’visita’’ o elevou além da sua condição. Trata-se da tendência da Arte medieval para considerar não o artista-Autor mas o artista-Instrumento – daí o anonimato característico de muita da cultura monástica medieval.

Parece que o plano da Hierarquia da Terra neste momento promove principalmente uma nova qualidade, a Auto-Revelação, na qual o indivíduo é treinado secretamente para Canalizar a sua própria vastidão interior. O principal obstáculo a isso é a baixa vibração do plano etérico da Terra, especialmente em ambientes de forte actividade social e profissional, o que censura ou bloqueia descidas mais potentes de energia e inibe o ancorar das nossas próprias imagens sagradas.

Tenho a impressão de que qualquer signo criado/fixado na substância – escrita, palavras falada, pintura, música, etc – por um ser em Auto-Realização dispensa completamente a pergunta especulativa: De onde vem isto?

Veio da Mônada, do Divino Ser, portanto da Essência é comum a todos.’’

Extraído do Livro Terra Última
p.597-600

1 comment:

Postagens populares