Friday, December 9, 2011

Senhor do Mundo e Instrutor do Mundo


SENHOR DO MUNDO — Prolongamento do Logos Planetário da Terra no universo físico cósmico. Segundo a tradição esotérica, surgiu no mundo manifestado no período da Segunda Raça, quando uma consciência proveniente de Vênus assumiu tal função, do que adveio grande estímulo evolutivo para a Terra.

No passado, o Senhor do Mundo foi conhecido como Senhor dos Dias, Melquisedec, Sanat Kumara e por outros epíletos, todos eles mântricos. em A Doutrina Secreta (Vol. II, Ed. Pensamento), H.P. Blavatsky relaciona essa consciência ao Eterno, ao Ain-soph dos cabalistas, a Kronus, O Velho Tempo dos gregos, a Brahmâ dos hindus, em sua forma trina e uma. Essa consciência excelsa é canal para a irradiação da energia que propicia o cumprimento do propósito logóico em âmbito planetário; é o representante da vontade do Logos para a humanidade.

Polariza-se no centro regente do planeta: no ciclo passado atuou por intermédio de Shamballa; nesta época o faz por Miz Tli Tlan (vide Centro Regente do Planeta, Miz Tli Tlan e Shamballa). Atualmente é denominado Amuna Khur. 

INSTRUTOR DO MUNDO  — Núcleo que canaliza para toda a vida na Terra a energia essencial da Hierarquia planetária: o Segundo Raio Cósmico. É também conhecido como Bodhisattva e Cristo, entre outras denominações. Por sua irradiação energética, todos os reinos da Natureza são impulsionados na trajetória evolutiva.

A instrução, no sentido esotérico do termo, é inerente à sua existência. Alenta os grupos internos e interliga a consciência terrestre à solar. Não é um ser apenas, mas grau hierárquico, tarefa que no decorrer dos ciclos de evolução do planeta pode ser desempenhada por diferentes consciências. 

Extraído do Glossário Esotérico de Trigueirinho









No comments:

Post a Comment